
Notícias Contábeis
Pequenos negócios do turismo contribuem para recorde de contratações e receita
O setor do turismo brasileiro, que é composto por mais de 90% de pequenos negócios, foi um dos destaques da economia e na geração de empregos em 2025. O segmento fechou o ano passado com mais de 1,9 milhão de contratações com carteira assinada – de acordo com os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Ministério do Turismo.
O resultado foi acompanhado do crescimento dos gastos de visitantes de outros países que somaram cerca de R$ 41,5 bilhões, um crescimento de 7,1% em relação a 2024, segundo o Banco Central.
Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e temos a pluralidade como um diferencial competitivo.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Ele destaca que o Sebrae tem sido um parceiro de primeira hora do governo brasileiro e dos empreendedores do turismo, apoiando o desenvolvimento contínuo do segmento por meio de cursos, consultorias, conteúdos e acesso a crédito.
“As nossas consultorias, soluções de inovação e gestão contribuíram para que esse crescimento na contratação de funcionários no ano passado também se refletisse no faturamento, para que esse crescimento seja sustentável ao longo do tempo”, comenta.
Com esse desempenho, o estoque total de trabalhadores no turismo chegou a mais de 2,3 milhões de profissionais em dezembro de 2025. O número representa um aumento de 3,5% em relação ao total de pessoas empregadas no turismo no final de 2024. Em relação a 2023, o crescimento foi de 6,7%. Já na comparação com 2022, o aumento foi de 12,4%.
Exposição do Brasil no exterior traz mais faturamento
A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, avalia que a estratégia de levar os roteiros turísticos para o exterior é responsável pelo sucesso na atração de recursos estrangeiros. Uma das iniciativas é o projeto Feel Brasil – uma vitrine global com 101 experiências turísticas em 61 municípios brasileiros.
Com curadoria especial do Sebrae e apoio da inteligência de mercado da Embratur, o programa busca conectar turistas internacionais a vivências brasileiras genuínas, sustentáveis e inclusivas. Mais de 70% dos roteiros são ofertados por micro e pequenas empresas.
O projeto traz roteiros traduzidos para mais de seis idiomas, com fotos e vídeos produzidos profissionalmente. A plataforma permite que o turista internacional conheça e compre as experiências com facilidade, fortalecendo o turismo de experiência — uma tendência global que amplia o ticket médio e gera impacto positivo direto nas comunidades locais.
“O maior volume de receitas da história com turismo internacional resulta de uma política pública competente liderada pela Embratur e é um fruto direto da nossa iniciativa integrada com a agência desde 2024. O mais importante para o Sebrae é que esses resultados inserem os pequenos negócios na dinâmica econômica, além de levá-los para feiras internacionais para apresentar seus produtos”, destaca Ana Clévia.
Fonte: Agência Sebrae


Páscoa 2026: por que você já está atrasado e como se organizar até a data
Ler mais
Nos últimos dois anos, abertura de pequenos negócios do mercado pet cresceu 22% no país
Ler mais